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09/10/2018 17h05 - Atualizado em 10/10/2018 14h12

Banco do Brasil

Sindicato faz cobrança por Concurso devido a déficit

As vagas da seleção serão destinadas ao cargo de escriturário, que exige apenas o nível médio e tem salário inicial de R$ 3.952,03.

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A situação de funcionários do Banco do Brasil é preocupante em diversas áreas do país, que lidam com déficit de pessoal em suas agências. Na Paraíba, a situação parece ser a mais urgente, já que não há concurso para captação de novos profissionais desde 23 de dezembro de 2015. Com equipe reduzida, as agências não conseguem entregar eficiência no atendimento a população, que convive com um serviço precário.

O problema foi tratado em uma reunião entre o superintendente do Banco do Brasil na Paraíba, Antonio Carlos Servo, e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf CUT). O encontro aconteceu no dia 19 de setembro.

Os pontos levantados foram o da necessidade de reestruturar as agências, as aposentadorias de funcionários e o principal problema, o déficit de funcionários. A baixa de profissionais é tida por quem trabalha nas agências como grande responsável por prejudicar a atuação do órgão.

A resposta dada pela superintendência do BB foi de que um mapeamento que exiba qual é a condição real das agências pelo estado já está sendo feito. Aquelas que apresentarem quadro mais urgente, como um número de pessoal muito reduzido, receberá prioridade.

Marcelo Alves, presidente do sindicato, avaliou o encontro com os superintendentes como positivo, mas indicou que não deixará de reivindicar a situação para atitudes sejam tomadas para sanar os problemas apresentados na reunião.

Outros estados também lidam com o problema do déficit de profissionais nas agências do BB. Em março deste ano, foi anunciado pelo banco um processo de seleção de 60 vagas para escriturário, para atuar no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. 30 destas vagas seriam para início imediato e as outras 30 ficariam no cadastro de reserva.

Algo incomum na seleção foi a estrutura da prova, diferente dos exames aplicados anteriormente em concursos do BB. A avaliação objetiva consistia em 25 questões de Informática e cinco de Conhecimentos Bancários, campo que não costuma ser exigido nas seleções do banco.

Não houve um posicionamento oficial do Banco do Brasil sobre a prova, no entanto, Wagner Nascimento, diretor da Contraf-CUT, confirmou que tratavam-se de vagas para a área de Tecnologia da Informação.

O esclarecimento confirma ainda que não houve a realização de um concurso para captar profissionais de atendimento para atuar nas agências, e uma seleção para ofertar novas vagas a este campo específico do órgão não possui uma previsão para ocorrer.

O Contraf-CUT alerta ainda que o déficit de escriturários ultrapassa os 10 mil profissionais. Wagner Nascimento indicou que as negociações do sindicato com o banco para abertura de um novo concurso seguem. Nenhuma região do país, até o momento, possui concurso válido para realizar seleção na área de atendimento.

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